P
Pára-chamas
Produto que satisfaz os dois critérios de resistência ao fogo RE: Resistência mecânica, Estanquicidade às chamas e aos gases quentes ou inflamáveis.
Paramento
Parte opaca de uma fachada em vidro, geralmente sob uma janela, eventualmente entre duas janelas (fachada cortina). É frequente a utilização em paramentos de vidro esmaltado ou de vidro de controlo solar opacificado.
Parecer Técnico AT (em França)
É emitido por um grupo de peritos, geralmente a pedido de uma empresa para um produto ou para um sistema de construção não tradicional, depois da constituição do processo pelo CSTB (Centro Cientifico e Técnico do Edifício).
Pirólise
Processo de deposição de uma capa numa linha de produção float.
Ver Capas por piróliticas.
PVB (Polivinil Butiral)
Filme plástico que assegura a estabilidade e a montagem mecânica entre os vidros que compõem um vidro laminado.
PVB acústico (Polivinil Butiral)
Filme plástico, especialmente concebido para reforçar o isolamento acústico, que assegura a integridade mecânica do conjunto de componentes em vidro nos vidros laminados acústicos.
R
Reacção ao fogo
Classifica a facilidade com que os materiais se inflamam e alimentam um fogo (de A0 a A4).
Reflexão energética Re
Percentagem da energia, com origem no conjunto das radiações solares, reflectida pelo vidro.
Reflexão luminosa Rl
Percentagem da luz visível, com origem na radiação solar, reflectida pelo vidro.
Rendimento das cores
O rendimento das cores designa o efeito que a luz do dia, transmitida ou reflectida pelo vidro, exerce sobre a cor dos objectos que ilumina.
Ruído ao tráfego
Definição utilizada em acústica. Ruído que simula os ruídos emitidos pelo tráfego rodoviário (do tipo urbano). Este ruído é mais rico em sons graves que o ruído rosa.
Ruído rosa
Definição utilizada em acústica. Ruído que simula os ruídos emitidos dentro de um edifício. Também se utiliza para representar os ruídos emitidos por tráfego aéreo.